A melhor forma de iniciar o nosso trabalho é entendendo ou revisando cada um dos nossos sentidos, pois serão eles que vão balizar toda nossa leitura e fazer com que possamos conhecer ou relembrar algumas das suas funções.
• Visão – sentido captado por nossos olhos nos fornece noções de cores, espaço, distância, quantidade e movimento.
• Audição – sentido captado por nossos ouvidos são capazes de nos fornecer sensações de presença, volume, alerta e atenção.
• Tato – sentido captado principalmente por nossas mãos, mas que pode ser sentido em qualquer parte do corpo coberta por pele, nos fornece sensações de calor, frio, seco, umidade e dor.
• Paladar – sentido captado por nossa língua que é capaz de nos fornecer sensações de quente, gelado, azedo, doce, salgado, adstringente e amargo.
• Olfato – sentido captado por nosso nariz é capaz de nos fornecer sen-sações trazidas por odores diferenciados que também é capaz de nos despertar a atenção.
Todos esses sentidos juntos nos provocam sensações de prazer, entusiasmo, euforia, paz, bem estar e muitas outras, bem como percepções de perigo, feio, belo, gordo, magro, grande, pequeno, bom, ruim, bem, mau, ou seja, toda a base dos nossos valores. A partir destas sensações e percepções faremos julgamentos, criaremos parâmetros e tomaremos decisões, mesmo que elas nos pareçam ser decisões individuais, todas elas vão afetar de alguma forma o meio onde vivemos as relações entre as pessoas na vida social e nas relações do trabalho.
Baseados nas informações citadas acima, vamos voltar ao inicio da nossa vida, quando ainda éramos crianças, nos primeiros meses de nascidos vamos descobrindo o mundo a partir de experimentações calcadas em nossos sentidos, sons, toques, gostos, imagens, tudo começa a fazer sentido a partir do momento em que estabelecemos parâmetros através destas experimentações, neste momento come-çamos a definir o que nos causa boas e más sensações, impressões.
O nosso corpo é uma máquina extremamente complexa e através dos nossos sentidos o nosso cérebro comanda uma série de ações, para todo e qualquer estímulo percebido nosso cérebro comanda uma reação, mesmo que ela seja de indiferença.
Também é válido lembrar que nós podemos treinar os nossos sentidos e por mais absurdo que isto possa nos parecer, isto é possível sim, e inclusive temos diversas profissões relacionadas a profissionais especialistas em determinados sentidos, podemos citar um dos mais conhecidos que é o degustador, mas temos também profissionais especializados em aromas, cores, sons, texturas. Estes são alguns exemplos de profissionais, mas podemos aqui também citar pessoas que já nascem com alguma deficiência ou são em algum momento da vida privadas de algum dos seus sentidos, temos cegos, surdos, mudos todos levando suas vidas com muita independência.
Será que em algum momento empresários, profissionais de RH ou qualquer pessoa que tenha uma equipe faz com freqüência uma avaliação dos sentidos que precisam ser apurados para o melhor andamento do trabalho, ou até mesmo da satisfação daquele profissional que todos insistem em dizer “o nosso maior bem é o nosso capital humano”.
Há algum tempo começamos a nos preocupar muito com prevenção de acidentes e qualidade de vida no trabalho, mas acredito que podemos ir bem mais longe devemos nos preocupar agora com desenvolvimento, criar condições para a melhoria dos ambientes no intuito de favorecer os sentidos humanos, é necessário criar ambientes que favoreça a visão (ambientes claros, harmônicos e bem iluminados), a audição (lugares com baixo ruído, inclusão de músicas agradáveis e nos locais com ruídos constantes fornecer protetores confortáveis), favorecer também o olfato (am-bientes perfumados, com boa circulação de ar e baixa umidade – cheiro de mofo), o tato também é muito importante e precisa ser valorizado (locais sem poeira, tecidos e superfícies agradáveis de móveis e utensílios), devemos também nos preocupar com o desenvolvimento do paladar (qualidade da água, para os locais que servem alimentação o cuidado no preparo e na escolha do cardápio, a qualidade do cafezinho e outros).
Tudo o que foi citado acima pode parecer muito óbvio e porque utilizei as palavras desenvolver e favorecer. É muito comum em nosso dia-a-dia termos os sentidos agredidos, ruídos, cheiros desagradáveis, barulhos, superfícies sujas e úmidas, imagens desagradáveis, esses são apenas alguns exemplos de situações que agridem os nossos sentidos, e é exatamente pos isto que devemos criar um ambiente cada vez mais favorável nas organizações.
Imaginem só, a grande massa de trabalhadores que para chegar ao trabalho passam por engarrafamentos e suas desagradáveis buzinas, transportes coletivos cheios com os mais diversos odores, assistem por vezes cenas desagradáveis das grandes cidades, e após tudo isto esperam chegar aos seus trabalhos e encontrar um ambiente agradável que favoreça os sentidos humanos, um lugar onde se possa desenvolver o seu trabalho da melhor forma possível.
Tão importante quanto criar um ambiente favorável para o trabalho é aprender a estimular os sentidos humanos, mas como estimular o sentido correto para cada profissional, com certeza não teremos outro forma de saber senão através de pesquisa. Entenda primeiro qual o seu ramo de atividade ou da sua empresa, após este entendimento é necessário saber que tipo de profissionais trabalham em sua empresa, e por último, mais não menos importante pesquise quais as atividades desenvolvidas por cada profissional, vá ao detalhe, descubra o que vai além das famosas descrições de atividades, tente levantar atividades o mais próximo da realidade diária possível.
Após esta pesquisa você estará apto a entender quais os sentidos humanos são mais utilizados em cada uma das atividades da sua empresa, é a partir daí que você saberá como proteger e desenvolver cada um destes sentidos nos seus profissionais.
Tomemos como exemplo os professores, eles com certeza utilizam diariamente e de forma intensa dois dos sentidos humanos, audição e visão, para este caso nós teríamos o desafio de criar um ambiente bem iluminado e com baixo ruído externo, com a iluminação estaríamos ajudando a visão do professor, pois em locais bem iluminados com quadros brancos sem reflexo das luminárias, o seu esforço para visão seria reduzido, com relação ao baixo ruído externo além de melhorar a co-municação dentro da sala de aula, de forma indireta estaríamos protegendo uma das suas maiores ferramentas de trabalho que é a fala, se a sala de aula tem pouca interferência de ruídos externos o professor pode usar um tom de voz mais baixo sem forçar suas cordas vocais, e também poderá ouvir de forma mais clara os seus alunos.
Este foi apenas um exemplo simples da aplicação do estudo, vamos agora montar um esquema de como esta pesquisa deve ser feita de forma lógica e sequencial.
Passo 1 - Entender qual o ramo de atividade da empresa.
Motivo 1 - Apoios para tomar decisão estratégicas sobre quais sentidos humanos devem ser estimulados.
Resultado esperado 1 - Ter ferramentas concretas com base na atividade da empresa para definir os sentidos humanos que são mais relevantes para este negócio.
Passo 2 - Quais profissionais trabalham na empresa.
Motivo 2 - Apoios para tomar decisão sobre quais sentidos humanos devem ser estimulados.
Resultado esperado 2 - Conhecer a qualificação e cargos existentes na empresa.
Passo 3 - Quais as atividades desen-volvidas por cada profissional.
Motivo 3 - Conhecer com base no ramo de atividade da empresa e no profissional envolvido quais sentidos humanos devem ser desenvolvidos para melhorar o desempenho individual e coletivo.
Resultado esperado 3 - Aplicar na prática o de-senvolvimento ou preser-vação dos sentidos essenciais para o desempenho da atividade, podendo servir de apoio na ade-quação de profissional X atividade e também de apoio para futuros testes de seleção.
O sucesso desta pesquisa está na imparcialidade, nada de usar o “eu acho”, esta é uma pesquisa de campo, que deve revelar a realidade do trabalho e do trabalhador, mesmo que ao final dela você chegue a conclusão que precisa repensar al-gumas atividades realizadas na sua empresa.
Vale lembrar que esta pesquisa pode surpreender a você e a todos da sua empresa pois ao final dela você poderá descobrir que tem profissionais com um maior rendimento que os outros exatamente por conta do seu ambiente de trabalho que lhe favorece os sentidos essenciais para seu dia-a-dia, outra conclusão, e pode ser a melhor delas pois trata de inclusão social, é descobrir que você poderá utilizar pro-fissionais privados de algum sentido em atividades que eles tenham os outros sentidos mais apurados, imaginem que maravilhoso será quando você descobrir por exemplo que poderá aumentar ou até mesmo criar postos de trabalho para pessoas cegas ou surdas em setores de sua empresa em que não necessitem o uso destes sentidos.
Quanto mais detalhada a pesquisa for, melhor serão os resultados alcançados, pois não deixar escapar nenhum detalhe pode ser o diferencial de sucesso para o emprego de técnicas de melhoria dos sentidos humanos em sua empresa.
Uma tendência que temos é de esquecer ou diminuir o olfato e o paladar por se tratarem de sentidos difíceis de associar ao trabalho, mas vamos citar alguns exemplos que podem abrir as nossas mentes para estes sentidos. Imaginem um faxineiro, por exemplo, a maioria de nós diria que os sentidos mais importantes para a sua atividade são a visão e o tato, mas o olfato também deve ser lembrado como sentido importante, visualizem uma linda sala de reuniões muito bem arrumada, sem a mínima partícula de poeira, com excelente iluminação, mas com um pequeno problema, um cheiro de mofo quase imperceptível nos primeiros momentos em que se está na sala, mas que vai se tornando insuportável a medida em que se permanece no ambiente, com certeza se o faxineiro desta sala tivesse seu olfato aguçado teria tomado as providências com antecedência.
Vamos falar agora do paladar, este pode deixar muita gente de mau humor, imaginem uma cozinheira que tem seu paladar pouco apurado, isto seria um desastre, vamos ampliar um pouco nossa visão e pensar que também temos nessa linha de paladar os degustadores, doceiros e mais inúmeros profissionais neste ramo que ajudam a deixar nossa vida com certeza mais saborosa. O incrível transtorno que um cafezinho frio ou passado pode causar em uma reunião de negócios é devastador.
Imagine você um investidor internacional com muitos dólares sobrando para investir em uma empresa, e para onde é convidado a participar de uma reunião de negócios na sua sede regional, ao chegar ao local você se depara com uma fachada em cores escuras e manchadas, já na portaria de acesso a recepcionista pouco consegue ouvir o seu nome, pois está com seu rádio ligado ouvindo os últimos sucessos de seu cantor preferido, ao ser anunciado você é encaminhado para aquela sala de reunião que eu falei anteriormente e começa a sentir aquele cheiro desagradável de mofo, já ao final da reunião você que estava o tempo todo com as mãos apoiadas na mesa resolve mudar de posição, relaxar e esperar o cafezinho, ao fazer isto reclina para trás e apóia suas mãos nos braços da cadeira que são de aço inox e estão extremamente gelados, pois a sala estava fechada e com ar condicionado bem gelado, você se pega pensando que a agressão aos seus sentidos tinha acabado então chega o cafezinho esperado, com toda pompa é servido em xícaras de porcelana com todos os aparatos em prata, mas ao beber o café o sabor é péssimo, o café está requentado e fraco. Seja bem sincero você iria mesmo investir todos os seus dólares nesta empresa?
Lógico que no caso fictício citado acima foram forçadas as situações para agressão de todos os sentidos humanos em um único episódio, mas tenho certeza que situações como as descritas acima já foram presenciadas por vocês sendo elas de forma isoladas ou não.
A importância de citar o caso acima é para mostrar que o cuidado com os sentidos humanos não é uma coisa tão complexa que só se aplica para situações extremas ou com profissionais e empresas específicas, pelo contrário esses cuidados estão em coisas simples, atividades rotineiras, pequenas ações que podem trazer além da satisfação, mas também o sucesso em uma negociação, a melhoria de desempenho dos seus trabalhadores, melhorar a imagem da sua empresa que trabalha com inclusão social, ou seja, o sucesso e o futuro dos seus negócios.
Se você aplicar a pesquisa citada neste artigo e quiser partilhar seus resultados comigo, por favor envie para o e-mail fercp1@pop.com.br com o título "Pesquisa cinco sentidos" ou se você quer apenas enviar algum comentário, também pode ficar á vontade para críticas e sugestões.
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