O profissional no espelho

Esta é uma transcrição de reportagem do Jornal Manager Online, escrita por um dos professores que ministraram aulas à mim em minha pós graduação de RH.

O profissional no espelho
Por José Antônio Rosa*

De repente, o indivíduo é entrevistado na rua e pedem sua opinião sobre um assunto qualquer. Ela a dá - e mente feio. Na verdade, muitas pessoas mentem involuntariamente, simplesmente porque não conseguem dizer qual é sua real opinião, pois não a conhecem. É como se achassem que gostam de azul quando só compram roupas de outras cores. Pessoas que não conhecem as próprias opiniões, sentimentos, comportamentos usualmente são aquelas pouco voltadas para a reflexão, o pensamento meditativo, a introspecção. Por não pararem para pensar, vivem na superfície reagindo superficialmente aos estímulos do meio. Evidentemente, por não saberem bem o que sentem, freqüentemente entram em armadilhas emocionais, buscando satisfação de sentimentos que não têm.Por exemplo, o indivíduo busca a praia para "curtir" o fim-de-semana, quando na verdade gostaria mesmo é de estar em algum lugar calmo e tranqüilo do interior. Por não saberem como pensam, expressam opiniões que não têm efetivamente, o que pode levar a confusões. Por exemplo, o indivíduo, sem pensar um pouco mais, comenta que gostaria de assumir um posto de chefia. Porém, ele nunca quis isso efetivamente, lá no fundo do seu ser. Assume a chefia e o desastre se manifesta. Assim é que pessoas escolhem profissões erradas, cargos errados, estratégias erradas... por aí afora. Por fim, por não ter visão de qual é seu próprio comportamento, o indivíduo assume identidades que não tem. Por exemplo, ele se acha um grande chefe democrata, quando não passa do tirano do escritório.O tal de autoconhecimento não é tão simples como parece. Alguns caminhos podem levar à sua ampliação, porém. Exemplos:· Hábito de refletir - Algumas pessoas tiram uma hora para pensar nos acontecimentos do dia, seus sentimentos, suas reações a eles. Esse exame de consciência ajuda bastante. · Terapia - Um terapeuta é uma ajuda inestimável para o autoconhecimento. Nada impede que uma pessoa busque ajuda psicológica para aprimoramento pessoal. · Opiniões de colegas - Qualquer um que opine sobre si mesmo evidentemente perde objetividade. Já quando outros o fazem, isso revela coisas. Bons amigos são excelentes para ajudar no crescimento pessoal. · Teste das próprias idéias - Por exemplo, faça uma lista das qualidades que você julga que tem. Elaborada esta, faça um levantamento dos seus feitos, ao longo da carreira, que comprovem a presença das qualidades que você imagina ter. Por exemplo, o indivíduo que se acha criativo deve fazer um levantamento das sacadas criativas que teve ao longo da carreira.
*José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos.

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário e conto sempre com sua visita, para que possa sempre estar lhe atendendo da melhor maneira possível!