O poder da Mente sobre nossas atitudes.

Sabemos nos dias de hoje que um indivíduo é considerado plenamente capaz se possuir atividades cerebrais e para alguns mais ainda, atividades cerebrais que resultem em ações pois se este somente viver em estado vegetativo pode se dizer que esta morto.
Nos primórdios da era egípcia acreditava-se que a consciência humana residia no coração, hoje já com uma tecnologia bastante avançada e melhores condições de estudos, diversos cientistas descobriram que o cérebro é o nosso bem mais importante em vida e que sem ele para nada serviríamos. Depois de muito estudar as diversas facetas do cérebro humano descobriu-se que a capacidade de armazenagem deste objeto é tamanha que a maioria de nós utiliza deste somente de 10 a 15 (%) porcento.
E nele que tudo se transforma, o som que ouvimos, a beleza que se torna evidente de um pôr do Sol à beira do mar, o cheiro de um perfume, o toque de carinho em nossa face por aquele que amamos, o gosto amargo de uma limonada sem açúcar e tudo o que de bom e ruim também sentimos. É o cérebro o responsável pela percepção de nossos sentidos: audição, visão, olfato, paladar e tato e com isso podemos ter uma melhor interação com todo o mundo de coisas que nos cercam e com as pessoas.
Porém é ele também o causador das impressões que temos de tudo, todos e de nós mesmos. Impressões estas que vez por outra tornam-se atitudes, boas ou ruins dependendo da impressão que temos de um fato momentâneo, corriqueiro ou eventual.
Bem então se já sabemos que nosso cérebro é o articulador de tudo o que fazemos para que nossas atitudes possam nos levar a bons caminhos o que devemos fazer?
Para melhor ilustrar esta pergunta vou contar uma história que ouvi de um amigo dias atrás: “Dado um momento em meados de seus 16 anos de idade (ápice da adolescência) e tendo seu primeiro relacionamento sério, um namoro com uma garota linda e também de sua idade, cheio de vontades, desejos e prazeres a realizarem juntos, este amigo resolver levar o relacionamento mais a sério e decidiu visitar a família desta garota.
Contudo para surpresa dele, apesar de ser um rapaz trabalhador, estudante dedicado e responsável apesar da pouca idade, por possuir um estilo de vida que não coincidia com o da família de sua preterida, os pais dela rapidamente puseram-se a descriminá-lo para a filha e dizer que este que ali estava não prestava para ela, que não poderiam continuar juntos pois ele era um jovem sem futuro e que para ele, nada seguiria adiante.
E sabe o que aconteceu? Tal como profecia eles romperam o relacionamento e por muito tempo verdadeiramente nada lhe acontecia de bom, tudo dava errado e nada seguia adiante em seus planos e para piorar ele sempre se lembrava das palavras que lhe foram ditas pela família desta garota (Timtim por timtim).
Esta história porém teve um rumo inesperado e feliz (Sorte a dele), pois em um determinado momento de sua vida, ele parou para se perguntar se realmente aquilo tudo que lhe fora dito era verdade e se tinha de ser assim mesmo. Tendo convicção de que não, não era verdade o que achavam dele e que sua história de vida não precisava ter um triste fim, ele decidiu colocar seu cérebro para funcionar. Funcionar a favor dele e passou a ter atitudes positivas que mudaram todo o rumo de sua vida e com isso hoje ele tem um futuro promissor e vem enfrentando diversos desafios de cabeça erguida. Obs: E depois de vários anos, ele voltou a se relacionar com esta garota, porém sem mais sentir medo de seus familiares.”
Esta é uma história simples e que nos remete a acreditarmos que se nós fizermos com que nosso cérebro trabalhe a nosso favor, toda e qualquer atitude que tenhamos nos será benéfica. E mais ainda sabendo trabalhar este mesmo cérebro ainda teremos a possibilidade de alçar vôos longínquos dentro de um mundo tão vasto de oportunidades que em muito vemos acontecer para os outros e já que para os outros acontecem por que “EU”, “VOCÊ”, “NÓS”, não podemos também.
A mente humana e capaz de tornar frágeis homens em grandes guerreiros (Gandhi) e grandes homens em vilões maiores ainda (Hitler), tudo por que estes acreditam em seus potenciais e armam-se de técnicas para travar batalhas primeiramente consigo mesmos e depois partir para o convencimento de outros, ou seja, vencem sua mente, trabalham-na para lhe ser favorável e com isso habilmente fazem com que os outros também abracem sua causa, seja ela boa ou má.
“A mente Humana é dotada de características muito particulares, porém sua limitação é semelhante à todos...Não existe! E por isso cabe a cada um dosar o que de benéfico pode produzir com ela.”

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário e conto sempre com sua visita, para que possa sempre estar lhe atendendo da melhor maneira possível!