Consciência de Líder.

Ainda em tempo e sem esgotar o assunto liderança, sem muito preocupar me com as teorias já estudadas e as nomenclaturas utilizadas pode se definir um líder como sendo:
O indivíduo dirimidor de conflitos – Em ocasiões alimenta o conflito saudável e salutar para obter o máximo dos seus colaboradores, para tanto podemos dar, por exemplo, a quebra de um recorde ou meta anterior.
Também se enquadra como líder aquele que mesmo não possuindo o cargo ou patente de consagração se posta sempre à frente dos obstáculos e dá suporte aos demais companheiros a superá-los também. Exemplo para isto é o jogador de defesa do futebol americano que para obter o resultado desejado, “o lançamento perfeito” rumo ao touchdown defende ferozmente o seu quaterback.
É o elaborador de estratégias para o desenvolvimento coletivo e não unicamente dos seus interesses, pois ao ensinar se livra de amarras que o permitem lançar-se a novos desafios.
E ainda muitas outras características aliciam um bom líder e exemplos inúmeros configuram sua presença em meios muito familiares as nossas vistas, portanto para identificar um líder, basta preocuparmo-nos em observar. Agora definir o bom do mau líder basta-nos usar do bom senso e da tolerância.
Sabendo disto podemos dizer que o verdadeiro e bom líder é aquele que possui consciência de líder, ou seja, é aquele que sabe que apesar do ser humano ter força o suficiente para romper obstáculos e alcançar objetivos, este também é aquele necessitado de amparo e compreensão vez ou outra. Apesar de reclamar constantemente por melhorias sejam elas salariais ou de ambiente, o ser humano é aquele que quando preciso carrega o piano e se desdobra, porém para que isso ocorra com freqüência e numa condição saudável deve haver o limitador, o motivador, o desbravador papel do líder agindo e interagindo com este indivíduo.
“Ser líder é fácil para muitos, pois basta somente puxar alguns sacos e ter uma boa indicação (QI). Agora ser o referencial de liderança, tornando se respeitado e admirado por todos, fazendo se verdadeiramente líder, isto sim não é fácil e é para poucos e demanda uma consciência única com foco nas pessoas que o cercam direta e indiretamente”.

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário e conto sempre com sua visita, para que possa sempre estar lhe atendendo da melhor maneira possível!