Laboratório Sabin - Boas práticas na gestão de pessoas

Com foco no desenvolvimento dos colaboradores, o laboratório garante resultados em um mercado competitivo. Confira!

Fundado em 1984 por duas bioquímicas, Janete Vaz e Sandra Costa, o Laboratório Sabin é referência em gestão de pessoas para o crescimento de uma companhia. A sócia-diretora executiva do laboratório, Janete Vaz, falou aos participantes do núcleo Brasil da HSM ExpoManagement 2010 sobre a importância da valorização dos colaboradores em uma empresa. Instalada fora do eixo Rio-SP, com 56 unidades no Distrito Federal (de um total de 62 no Brasil), a companhia já foi reconhecida várias vezes por seu processo de gestão de pessoas. Somente no ano passado, a bioquímica veio a São Paulo nove vezes para receber prêmios por este trabalho.

Janete acredita que tratar informalmente com colaboradores é a melhor forma de relacionamento. “Olhar no olho. É importante ter todos decidindo juntos para um resultado positivo. Sentimos as pessoas engajadas. Os colaboradores se sentem donos do processo. É uma forma de valorizar e conquistar confiança,” afirmou.

Na opinião da executiva, é essencial ter um bom sistema de comunicação. “É preciso falar de quatro a sete vezes de forma diferente. Só um e-mail não é suficiente para que ações aconteçam”. Ela considera que um excelente lugar para trabalhar é onde se confia no líder e nas pessoas com quem se relaciona. Também é um bom lugar para trabalhar uma organização que atinge os objetivos, onde as pessoas dão o melhor de si e trabalham juntas como uma família.

Segundo Janete Vaz, um líder deve:

•Dar exemplo

•Fazer junto

•Ouvir... ouvir... ouvir...

•Treinar... treinar... treinar...

•Transitar pela empresa, conhecer anseios e sonhos dos liderados

•Acompanhar o fluxo das decisões

•Monitorar resultados

Para a empresária, o colaborador também precisa ser estimulado a ampliar seus conhecimentos. Pesquisa da empresa indicou que os funcionários valorizam mais o desenvolvimento profissional e não o salário. O Laboratório Sabin estimula que os funcionários estudem - tem líder de limpeza que fez Administração de Empresas e motorista que se formou em Direito. ”Nenhuma empresa cresce se as pessoas que trabalham nela não crescem também.”

O professor da Fundação Dom Cabral, Marco Túlio Zanini, que participou do encontro, afirmou que não existe gestão sem lideranças que acreditem nos mesmos valores. A empresária considera que a primeira regra para um negócio ter sucesso é escolher com quem contribuir, com quem dividir sua vida. “Dois irmãos nem sempre comungam dos mesmos objetivos”, disse durante sua palestra. Na hora de contratar, a empresa deve buscar pessoas que tenham os mesmos valores no processo seletivo.

Funcionários transformam suas dívidas pessoais em dinheiro na poupança

Um dos destaques das boas práticas da companhia é a educação financeira. A equipe de RH envia mensagens para que o funcionário não esqueça de pagar suas contas. Os endividados recebem apoio de profissionais das áreas de Economia e Psicologia para orientá-los no controle das despesas. Como resultado deste modelo, em 2009 uma pessoa que até então apresentava muitas dívidas, conseguiu reverter o quadro e investir o bônus na poupança.

O laboratório oferece também um programa de fidelização do colaborador. Trabalhadores que completam dez anos na empresa são presenteados com um computador. Quem completa 20 anos, ganha um carro popular.

Essas e outras ações do Laboratório Sabin resultam em 600 mil exames por mês e 198 testes cegos que receberam nota máxima, recentemente, em um determinado exame.

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