Mas afinal, o que é Marketing?




Essa é uma pergunta cuja resposta está na ponta da minha língua. No entanto, para a sociedade em geral, há uma visão muito distorcida, que distancia do seu conceito correto e também de sua prática. É comum observarmos pessoas se referindo ao marketing com um tom pejorativo, associando-o somente a propaganda, publicidade, vendas e, o que é pior, a “enrolação” e enganação – como se o marketing fosse uma ferramenta para ludibriar as pessoas, mascarando um defeito de um produto, ajudando a eleger um candidato ruim ou induzindo o consumidor na compra de um produto.
Infelizmente sempre escuto coisas do tipo: “Ah, Fulano não sabe nada, ele é só marketing”. Ou, “Esse produto não é bom, é só fruto do marketing”. E ainda, “Aquele candidato só ganhou por causa do seu marketeiro”.
Recentemente a Revista IstoÉ publicou uma matéria sobre o pré-sal que dizia: “Lula faz marketing com exploração de petróleo, que só será possível em 2010 e com gasto de US$ 1 trilhão”, associando o marketing a um mero espetáculo criado pelo atual Presidente para ganhar popularidade – mais uma vez o marketing é colocado como uma “máscara” sobre a verdade. Até o consagrado Arnaldo Jabor há pouco tempo, em seu comentário matinal na Rádio CBN, se referiu ao marketing com um tom pejorativo, ao criticar o Presidente da República. Segundo o Professor Raimar Richers, grande defensor do marketing e grande autoridade no assunto, nem mesmo a igreja está isenta do preconceito, como demonstrou a afirmação de um arcebispo, em uma entrevista concedida em setembro de 1996 para o Jornal O Estado de S. Paulo: “A Igreja católica não fará do imediatismo, do escapismo, das estratégias de hipnose coletiva, do marketing, do ilusionismo, meios para firmar a fé e os valores éticos da vida humana”. Observem que até pessoas cultas têm uma visão equivocada do marketing – imaginem os mais desprovidos de conhecimentos.
Na verdade, o marketing é muito diferente de tudo isso. A expressão anglo-saxônica marketing vem do inglês e deriva do latim mercátus.
Em português significa "mercadologia", comercialização ou ação de mercado. Segundo Bartels, outra referência no assunto, a origem da palavra marketing tem a sua acepção entre os anos de 1900 e 1910, através de publicações sobre práticas do comércio e distribuição.
No entanto, os primeiros conceitos básicos de marketing nasceram entre as décadas de 10 e 40, no século passado, sendo alicerçados com o nascimento do Journal of Marketing e da American Marketing Association, na década de 30, porém, nessa época seus conceitos eram muito limitados à distribuição e o comércio.
No entanto, foi a partir da década de 50 que o conceito moderno do marketing surgiu motivado pelas transformações sociais da época – pós-guerra e o aumento da industrialização e da competição. Aumentava o poder do cliente, pois este agora detinha o poder de escolha. Adam Smith já dizia, em 1776, que o consumo é o único objetivo e propósito de toda a produção; ao passo que o interesse do produtor deve ser atendido somente na medida em que possa ser necessário promover o interesse do consumidor. O princípio é tão óbvio que seria absurdo tentar demonstrá-lo. Vê-se que o (verdadeiro) marketing se preocupa em satisfazer necessidades e não em “cria-las”. Portanto, o marketing não é um vilão, ele é uma ferramenta importante para o equilíbrio social.
Para a American Marketing Association, o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. Quanto à área de estudo do marketing, as opções giram em torno de algumas áreas específicas, a saber: Economia, Sociologia, Comunicação e Administração.
A Sociologia é considerada ciência pura ou básica, apesar do marketing utilizar as leis desta para atingir seus objetivos não seria coerente classificá-lo como disciplina da Sociologia, visto que possui um componente muito pragmático. Tal componente é o mesmo que a faz distinta da Economia, pois o marketing apesar de utilizar suas leis, aplica componentes de outras áreas de estudo.
Com relação à Comunicação também não pode ser, pois apesar do marketing utilizá-la em sua prática, ela por si só não contempla outros aspectos primordiais do marketing, como preço, distribuição e produto. Também não se justificaria classificar o marketing como disciplina autônoma, pois a mesma não teria características suficientes para tal. Diante do exposto a área que mais se aproxima é a Administração, pois é esta disciplina que possui todos os elementos – teóricos e práticos – para absorver o marketing como área de estudo.
Os princípios de administração (planejar, organizar, dirigir e controlar) são também princípios do marketing.
A maioria das publicações de marketing é de administradores. Porém, nos estudos da Administração de Marketing, é constante a utilização de conhecimentos oriundos da economia, da sociologia, da psicologia, da comunicação e da matemática. Todas essas áreas do conhecimento aplicadas ao marketing tornam possível à análise, o planejamento, a formulação, a implementação e o controle das estratégias e táticas de marketing. No Brasil ele é um campo privativo da Administração, de acordo com a Lei 4.769/65. No entanto, para o meu espanto e indignação, até mesmo muitos administradores desconhecem isto – classificam o marketing como uma outra área do conhecimento. Um absurdo! Tem até um Projeto de Lei do Deputado Eduardo Paes para regulamentar o exercício da “Profissão de Marketing” – outro absurdo sem tamanho. Imaginem. É a mesma coisa de tentar regulamentar a “Profissão de Cardiologista”, quando esta é uma especialidade médica, assim como o marketing é uma especialidade administrativa.
Entretanto, de maneira prática, gostaria de responder à problemática central deste texto: Mas afinal, o que é marketing? Apesar de grande parte da sociedade considerar que o marketing é só aquele comercial bonito que aparece na TV, eu diria que ele - o marketing - é 90% bastidores e apenas 10% exposição.
Segundo os conceituados Professores Clancy e Krieg, certa vez Peter Drucker falou que o objetivo de qualquer negócio é encontrar e manter clientes, ou seja, não havendo clientes não há negócios. Ora, então o marketing está no ponto central dos negócios, pois encontrar e manter clientes é a função do marketing e para isso é preciso, primeiramente, entender o mercado e atender às suas necessidades.
Para realizar o marketing corretamente, utilizam-se técnicas analíticas de mercado, ferramentas de planejamento, ações de relacionamento com clientes, tecnologias de desenvolvimento de produtos e serviços, modelos de distribuição e acesso, métodos de precificação adequados, uma boa comunicação integrada e ferramentas de controle das ações e dos resultados.
Portanto, marketing é muito mais do que muitos pensam. Ele é salutar para as organizações e muito mais para a sociedade.

Por André Carneiro
Definições de Marketing na internet:

Marketing é a parte do processo de produção e de troca que está relacionado com o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor. ... (www.pt.wikipedia.org/wiki/Marketing)

Processo de planejar e executar a precificação, promoção e distribuição de bens, idéias e serviços de modo a criar trocas que satisfaçam ... (www.kybernetics.com.br/glossario.asp)

Conjunto de atividades empesariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para empresas e suas marcas. (www.modenadesign.com.br/glossario/M)

É o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento ea sustentação de um produto ou serviço no mercado ... (www.seomeu.com/glossario.html)

Também chamado de MOB (Marketing e Otimização para Buscadores). Ato de influenciar uma ação de um usuário de Mecanismos de Busca, seja ... (www.sempo.org/learning_center/sem_glossary/portuguese_glossary)

Comercialização. Marketing audit: Auditoria de " marketing"; Marketing cost: Custo de comercialização; Marketing management: Gestão ... (www.gesbanha.pt/manag/dic_m.htm)

Um conjunto de atividades destinadas a aprofundar o conhecimento do mercado potencial de um produco e organizar a sua comercialização. (www.azfranchising.it/pt/MENU_LEFT/Guia_a_Franquia/9184.html)

Desenvolvimento das atividades comerciais, desde a produção até o consumo final.

De acordo com Theodore Levitt, marketing pode ser definido como: "...O processo de conquistar e manter clientes". ... (www.rg9.org/dicionario.php)

Mercadologia; mercadização. Resumidamente, processo que se constitui das atividades que visam a conseguir e manter um mercado para os produtos ... (www.fernandofeijo.com/glossario.html)

CONCEITOS, TIPOS, OBJETIVOS E ANÁLISE DE DESEMPENHO

Determina as necessidades e desejos do consumidor e produz bens que satisfaçam essas necessidades. Dentre suas atividades têm-se merchandising ... (www.fredtavares.com.br/marketing_conceitos_tipos.htm)

Palavra de origem americana que designa todas as ações realizadas no sentido de zelar pela imagem de um produto, pessoa, empresa ou ... (189.47.157.112:8080/ra_faccat/bitstream/123456789/1456/1/Defini%C3%A7%C3%B5es%20de%20cada%20setor%20dentro%20da%20empresa.doc)

É atividade humana que ocorre em relação a mercados e os praticantes de marketing podendo ser um vendedor ou um comprador. (www.rccrj.org.br/index.php/comunicacao-social/610-comunicando-na-rcc-e-no-go-glosso)

Processo societal por meio do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, a oferta ea livre ... (www.grupos.com.br/group/adm502/Messages.html)


1 comentários:

Eduardo Vargas disse...

Muito interessante, Principalmente por ser meu próximo modulo do curso tec. Logística e um assunto de suma importância para nos alunos, Já que nosso professor solicitou um trabalho sobre o que é MARKETING abraço!

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