O futuro das empresas está nas pessoas

Atrair e reter talentos será o grande trunfo das organizações vencedoras.

Crescer em um mercado competitivo como o de hoje é uma arte. E mesmo para quem consegue estar entre os destaques de qualquer área, existe um grande desafio a cumprir: perpetuar o sucesso e manter-se na dianteira. Entre os desafios do futuro está aumentar a produtividade e encarar a concorrência, mas sem perder de vista dois fatores cruciais: motivar e reter talentos.

"Quem conseguir perpetuar um time de sucesso tem mais chances de continuar na dianteira. Esse será o grande desafio, já que as empresas precisarão apostar cada vez mais alto em seus grandes talentos". Quem explica é Luiz Felippe de Abreu, vice-presidente de mercado da Arquitetura Humana, que trabalha com a arquitetura virtual de cargos e pessoas de mais de mil clientes em 50 diferentes segmentos.

Felippe aponta o principal erro na hora de vislumbrar o futuro: não dar a devida importância às pessoas. "Uma empresa é a totalidade das pessoas que fazem dela uma organização mais ou menos bem-sucedida. Esquecer delas na hora de construir uma história é fatal", comenta.

Muitas vezes, as empresas sentem-se retraídas e não conseguem perceber de onde vem essa falta de gás para seguir adiante na luta pela sua posição no mercado. Profissionais produtivos são mais felizes e realizados individualmente e, juntos, dentro do ambiente corporativo, formam empresas felizes que são mais produtivas e lucrativas.

É um ciclo virtuoso que garante a sobrevivência das empresas. Ter isso em mente pode ajudar a traçar um futuro promissor, calcado na motivação e na criação de novas oportunidades. Luiz Felippe dá algumas dicas para as empresas alcançarem o máximo de sucesso na retenção de seus talentos.

Primeiro, traçar e avaliar o perfil comportamental dos colaboradores e candidatos. "Isso permite conhecer expectativas em relação ao ambiente de trabalho", explica ele.

O segundo passo é desenhar o perfil comportamental de cargos e funções da empresa, para saber com precisão quais são os talentos demandados para todas elas e cruzar tais perfis com o das pessoas nas funções. Esse movimento permite descobrir eventuais desajustes.

Em terceiro lugar, é preciso elaborar um plano para "colocar as pessoas certas nos lugares certos", em função do resultado anterior. Nesse caso, haverá pessoas que serão simplesmente mantidas nas posições sem necessidade de ajuste, outras que precisarão de um trabalho de coaching, algumas que vão demandar um reposicionamento dentro da empresa e as precisarão ser substituídas.

Luiz Felippe cita como quarto passo a criação de um plano de motivação e reconhecimento. "agora, as chances de sucesso se multiplicam, pois o talento das pessoas já está nas posições em que elas poderão realmente demonstrá-lo, e a empresa conhece quais são os seus motivadores básicos".

Fonte: http://www.hsm. com.br/editorias /gestaodepessoas

1 comentários:

Natalícia Alfradique disse...

Homem de talento, cadê você? Me considero talentosa ao ver que te encontrei nesse mundão!
Me conte, por que nunca escreve lá no meu blog? Tô com saudades e ciúmes do seu sumiço, afinal sei que vc deve estar além mar...
Conto com a sua apreciação, dita, escrita ( lentras garrafais), pra eu não esquecer nunca o quanto aprendo com você sempre.E tem mais, necessito com urgência de seu talento!
Um ótimo domingo.
Bjs, nata

Postar um comentário

Agradeço seu comentário e conto sempre com sua visita, para que possa sempre estar lhe atendendo da melhor maneira possível!