Dicas para um Bom Atendimento

Talvez você esteja cansado de ouvir falar em "Bom Atendimento". Que ele é importante, que é o que faz a diferença entre a sua fidelidade ou abandono, que é o que rege as relações atualmente, que é tão ou mais importante que o próprio produto em si.

Normalmente existe uma certa distância entre você e o cliente. E essa distância pode se tornar infinita se você não se aproximar dele de verdade. Por isto personalize o máximo o seu atendimento e lembre-se:

· O desenvolvimento social atual baseia-se na massificação mas, apesar disso, cada pessoa acredita profundamente no seu valor único;


· É preciso valorizar as características do cliente, humanizando seu atendimento para poder adequar o tratamento a cada um;


· Fique atento para não mecanizar o atendimento, pois ele deve ser personalizado;


· Seja criativo ao lidar com pessoas diferentes. Procure colocar-se no lugar de cada uma;


· Tenha versatilidade para desdobrar-se em outras funções, se isso for necessário;


· Ofereça soluções que não lhe são solicitadas;


· Crie situações de bem estar, de forma a envolver quem está sendo atendido;


· Seja ousado em suas idéias ao atender;


· Mesmo que você não tenha muita habilidade para atender o cliente é possível desenvolver seu potencial;

· Para compreender seu cliente você deverá fazer uma leitura da pessoa com quem está lidando. Ao fazer a leitura das pessoas com quem lida, tome cuidado para não cair em preconceitos. Esteja sempre receptivo: não imponha rótulos definitivos. Afinal essa leitura serve para orientar o seu comportamento e não para julgar o da pessoa com quem está lidando.


· Reflita sobre qual o tempo necessário para dar o máximo de si em cada caso, em função do retorno que será obtido;


· O mais importante é perceber que o atendimento ao cliente é uma prática, não uma teoria.

Esteja aberto a todas as informações que puder captar da pessoa que pretende atender. Ou seja: use a sensibilidade. Exercícios de relaxamento podem lhe auxiliar a liberar seus sentidos durante o dia para que você esteja mais atento às pessoas que atende e não projete sobre elas experiências que são unicamente suas. Use todos os sentidos:

· Não restrinja sua audição somente ao prazer de ouvir uma boa música;


· Não impeça sua visão de ver além do necessário para lhe guiar;


· Não transforme seu tato somente em uma ferramenta;


· Não deguste somente seus alimentos;


· Não utilize o olfato somente para detectar fragrâncias fortes;


· Não acredite na sua intuição somente ao lidar com sentimentos.

Durante o processo de atendimento, existem algumas falhas muito comuns nas mais diversas áreas. Os principais são:

· Expressar-se inadequadamente;


· Não ouvir com atenção;


· Ter pressa ou lentidão.

Ao lidar com pessoas, você passará pela difícil tarefa de ter que responder as mesmas perguntas, dar as mesmas explicações, demonstrar as mesmas coisas ou solucionar problemas semelhantes muitas vezes no mesmo dia.

Isso pode ser bem mais complexo do que realizar atividades diferenciadas durante o dia. Você deve surpreender pela sua prestabilidade – e isso não ocorre com respostas pré-determinadas.

Lembre-se de que, apesar de parecerem iguais para você, cada um quer ser tratado como único e que acredita que a solicitação feita é nova. Imagine cada indivíduo com quem você se depara como a primeira pessoa com quem você tem contato no dia. Assim você manterá sua atenção, percebendo os elementos diferenciadores.

Fonte: Revista Móbile Fornecedores

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário e conto sempre com sua visita, para que possa sempre estar lhe atendendo da melhor maneira possível!