Uma roupa caprichada, lógico, é uma necessidade da vida social em um mundo visual e exigente como o nosso. Porém, mais que a aparência, mostrar competência real faz uma profunda diferença no potencial de empregabilidade e na chance de promoção do sujeito. Curiosamente, muitos deixam passar excelentes oportunidades de mostrar competência, deixando assim também de colher os devidos louros. Na prática, como mostrar competência? Bem, simplesmente sendo competente, evidentemente, mas há alguns truques que ajudam a ressaltar a competência que já existe. Exemplos:
· Antecipe-se - Se você está careca de saber que o chefe vai querer aquele cálculo, por que não levá-lo antes que ele peça?
· Embale bem - Qualquer bom produto mal embalado perde valiosos pontos. O mesmo vale para serviços. Bons serviços devem vir envoltos em detalhes que façam a diferença: uma excelente diagramação, um toque especial na pasta de apresentação, um visual cuidado, enfim, detalhes de embalagem que levam a um grande efeito adicional.
· Cerimônia na entrega - Ao entregar algo muito desejado a alguém, um prêmio de loteria, um diploma, realizam-se cerimônias, não? Elas são valorizadoras. Logo, uma cerimônia de entrega de um serviço pode ser um toque mágico na percepção do cliente, que vai passar a vê-lo com mais justiça.
· Pequenos extras - O que mais você pode oferecer que será de valia para o outro? Por que não oferecê-lo? Ele pediu um sorvete, você colocou uma cereja sobre ele. A chefe pediu para você preparar uma apresentação: você fez isso e ainda criou um pequeno manual (o trabalho é quase o mesmo!).
· Satisfação total - Qualquer trabalho deve satisfazer necessidades racionais, sabemos disso. Mas, freqüentemente nos esquecemos de que as necessidades emocionais são tão ou importantes que aquelas. O diretor queria, sim, que você se incumbisse da negociação com o cliente. Mas, tendo você se mostrado efetivamente empenhado nos preparativos, nos dias que a antecederam, sentiu-se seguro. Então, você deu a ele o que pediu e algo mais, satisfazendo também a necessidade emocional.
Fazer um pouquinho a mais que o solicitado freqüentemente não custa nada a mais. Só uma dose de criatividade e boa vontade.
*José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos.
Fonte: Jornal Sua Carreira - Site Manager
Você sabe o que significa competência?
Nos processos seletivos, muito se ouve a respeito das competências esperadas pelas empresas em relação a seus futuros estagiários e trainees. Porém, nem todos os candidatos sabem o que esse termo significa e, por causa disso, ficam em dúvida sobre o que realmente os gestores estão buscando durante a avaliação.
O conceito básico de competência envolve os conhecimentos, habilidades e atitudes que uma pessoa é capaz de adotar por iniciativa própria durante o desempenho de certas tarefas, adequando-se ao contexto em que está inserida. Assim, há uma tentativa de alinhar as demandas de trabalho ao potencial dos candidatos, visando obter nos processos seletivos um perfil que se assemelhe ao ideal organizacional.
Cada empresa possui um rol de competências estabelecidas pela área de Recursos Humanos juntamente aos gestores – portanto, os comportamentos avaliados na seleção variam de acordo com o programa do qual se está participando.
Mesmo com essa diferença, há algumas características básicas que são esperadas por quase todos os gestores. Pensando nisso, a Foco Talentos preparou uma lista de competências com seus respectivos significados, para deixar você “afiado” em sua próxima dinâmica, entrevista ou painel. Confira!
- Comprometimento: Focar nos objetivos da empresa com envolvimento, participação e persistência.
- Iniciativa/Pró-Atividade: Tomar frente de situação propondo soluções de forma autônoma.
- Trabalho em equipe/Assertividade: Sabe lidar, colocar ou ser receptivo a diversas opiniões, discutir de forma ampla em busca de um resultado comum.
- Cooperação: Conseguir colaborar dentro do grupo, ou seja, realizar suas funções para que a equipe tenha seu resultado atingido.
- Visão Sistêmica: Ter visão ampla da empresa; discriminando os processos e fazendo relação entre eles.
- Liderança: Poder de influência positiva sobre pessoas ou grupos baseado na competência pessoal e profissional, conquistando credibilidade e confiança.
- Empreendedorismo/Criatividade: Saber implantar ideias novas e esforçar-se para torná-las reais.
Invista nas competências que mais se adequem ao seu perfil e boa sorte!
Tatiana Kielberman
1 comentários:
Parabéns pelo Blog postado.
Isso ajuda muito aqueles que precisam mudar tanto profissionalmente suas atitudes como pessoalmente!
Um grande abraço.
Postar um comentário
Agradeço seu comentário e conto sempre com sua visita, para que possa sempre estar lhe atendendo da melhor maneira possível!