As habilidades sociais mais valorizadas pelas Empresas

Mais do que uma tendência de moda, o desenvolvimento das habilidades sociais se apresentam quase como uma necessidade para crescer pessoal ou profissionalmente. As habilidades sociais fazem parte da inteligência emocional, dito por vários psicólogos e especialistas, e que fazem referência que a capacidade de relacionar-se com os outros. A orientação ao cliente, a empatia, a negociação e o trabalho em equipe são algumas delas.

As empresas cada vez mais valorizam esta questão na hora de selecionar profissionais. Sua importância é tamanha que pode fazer a diferença na hora de conseguir emprego. Frente a currículos e perfis similares, as habilidades sociais pesam na balança na hora de escolher o melhor .

As mais valorizadas:

Em primeiro lugar, figura a capacidade de comunicação o que inclui a capacidade de convencer, escutar , persuadir, expor as idéias de forma clara , formular perguntas adequadas, em cada caso para conseguir toda a informação que necessita para conhecer um assunto.

A flexibilidade, se situa em segundo lugar e vem ganhando posições durante os últimos anos , devido ao crescente clima de incerteza econômica em que estamos. Assim, o trabalhador tem que ter uma mente aberta e adaptar-se a qualquer mudança e situação complicada que possa produzir na empresa por novas exigências de gestão , que cada vez são maiores.

A habilidade para entender as necessidades e os sentimentos dos outros, mais conhecida como empatia , é a terceira do ranking. Esta característica consiste em colocar-se no lugar do outro e responder de forma correta as suas necessidades emocionais. Ao entender as motivações dos outros, é possível adaptar melhor aos seus interesses.

A última habilidade solicitada é a capacidade de trabalhar em equipe. No há que duvidar que as empresas exigem que seus profissionais utilizam a capacidade de cooperação e colaboração, cada um com sua parcela de conhecimento e comprometimento.

O otimismo, saber assumir riscos e responsabilidades, o compromisso e a vocação, são outras habilidades habituais solicitadas em muitos postos de trabalho, independentemente do setor ou atividade.

Os selecionadores também valorizam os candidatos que tenham autoconfiança, autocontrole e motivação, de forma que estas características se reflitam posteriormente no desempenho do trabalho.

Todas estas características estão relacionadas ao desenvolvimento da nossa inteligência emocional, o que nos leva a constatar que esta é a base de todo o processo de auto desenvolvimento.

Na hora de enfrentar uma entrevista de trabalho, há que se demonstrar estas habilidades da melhor maneira possível, exemplificando todas as suas atitudes sociais.

É muito importante, no seu trabalho, fazer uma análise de quais destas habilidades precisam ser melhoradas.

Uma leitura detalhada da oferta de trabalho, a reflexão das funções que serão exercidas e a visão das pessoas e departamentos com os quais mais se estará em contato, podem ser de grande ajuda.

Se você está pensando em começar um novo ano analisando a fundo esta questão, convém que faça uma auto-análise de qual destas habilidades você terá que aperfeiçoar.

Como diga, pense que o mercado atualmente oferece muitos cursos que se concentram muito neste aspecto, além disso um trabalho individual de auto-conhecimento através de um investimento terapeutico equilibra o crescimento e impulsiona a motivação.

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário e conto sempre com sua visita, para que possa sempre estar lhe atendendo da melhor maneira possível!