Universidades americanas definem os vários perfis dos líderes modernos

A seleção realizada pelas universidades americanas para os cursos de MBAs adota critérios que definem os vários perfis dos líderes modernos.  Cada uma busca um perfil específico descrito numa avaliação da Philadelphia Company e serve para alinhar o perfil do líder ao perfil da empresa.

A lista com as universidades e os perfis desejados por cada uma delas foi divulgada numa matéria do jornal Valor Econômico sobre o aquecimento da procura por preparadores para os exames de MBAs dessas instituições.  Segundo o jornal, o mercado de MBA está vivendo um boom e a disputa por uma vaga nessas instituições é grande.  Por isso, os consultores especializados em preparar alunos para enfrentar os desafios dos testes para as universidades estão com as salas cheias.

Esse é o caso da Philadelphia Consulting, que divulgou essa lista interessante com o perfil de alunos desejados pela universidades.  Veja a lista.

Harvard - Procura o perfil do líder.  Pessoas que gostem de superar seus limites e enfrentar novos desafios.  O currículo deve mostrar como o executivo saiu da zona de conforto para crescer pessoal e profissionalmente.

Stanford - Quer alunos visionários, inovadores, que pensem diferente e enxerguem além das circunstâncias.  A procura é por executivos que consigam agregar valor de forma criativa, que gostem de buscar novas oportunidades.

MIT - Prefere alunos afiados em números. Que naturalmente usem seu embasamento quantitativo nos processos de decisão.  A preferência é por aqueles que naturalmente estejam sempre dispostos a mensurar as coisas.

Wharton - O melhor candidato é aquele que é bom em previsões e análises de cenários. Alguém que sabe fazer jogos de simulações e prospectar tendências no mercado financeiro, por exemplo. 

Chicago - Valoriza alunos que se preocupam com a criação de valores perenes e robustos.  Que se interessam por questões éticas.  E, principalmente que gostem muito de estudar para atender seu exigente padrão acadêmico.

Kellog - Prefere candidatos que priorizam as pessoas como um ponto chave de sucesso na gestão.  São executivos que sabem gerir e construir relações.  São bem sucedidos ao delegar e motivar suas equipes.

Esses perfis servem como um mapa dos vários estilos de liderança que devem estar alinhados à cultura da empresa.  Não adianta contratar um executivo com perfil criativo, como o desejado pela Stanford, se a companhia é mais conservadora, no estilo desejado pela Chicago.  A lista serve como uma valiosa contribuição na hora de selecionar lideranças.

Fonte: Valor Econômico



0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário e conto sempre com sua visita, para que possa sempre estar lhe atendendo da melhor maneira possível!