Cultivando a Gratidão - Os Benefícios da Gratidão para Alívio do Stress


de Elizabeth Scott, M.S.,

Gratidão: Um Hábito que Vale a Pena Manter!
Você já reparou que algumas pessoas parecem ser capazes de manter uma atitude relativamente positiva não importa o que esteja acontecendo ao redor delas? Como todo mundo, elas conseguem apreciar os bons momentos, mas elas também parecem conseguir focar no positivo mesmo em face de alguns eventos bastante negativos. Elas vêem o lado bom de pessoas difíceis, elas vêem a oportunidade em uma situação desafiadora, e elas apreciam o que têm, mesmo enfrentando a perda. Você gostaria de aumentar sua habilidade de manter uma atitude positiva em sua vida, mesmo em face de stress significativo?

Felizmente, uma atitude positiva pode ser cultivada, com um pouco de prática. Embora nasçamos com tendências de temperamento específicas, o cérebro é um músculo, e você pode reforçar a tendência natural de sua mente em direção ao otimismo se você trabalhar isso.
Embora diversos fatores ajudem a ter resiliência emocional e otimismo, os estudos mostram que um senso de gratidão pode ajudá-lo a manter um estado de espírito mais positivo na vida diária e contribuir para um bem estar emocional maior e trazer benefícios sociais também.

Cultivar a gratidão é uma das rotas mais simples para um senso maior de bem-estar emocional, e pode ser alcançada de diversas formas. Nas próximas semanas, tente algum dos seguintes exercícios, e você deverá notar um aumento significativo em seus sentimentos de gratidão - você provavelmente irá notar mais coisas positivas em sua vida, insistirá menos em eventos ou sentimentos de 'falta' negativos ou estressantes, e apreciará mais as pessoas e coisas ao seu redor.
Faça Lembretes Gentis
quando você perceber que está resmungando a respeito de um evento negativo ou estressante em sua vida, tente pensar em 4 ou 5 coisas relacionadas pelas quais você é grata. Por exemplo, quando se sentir estressada no trabalho, tente pensar sobre diversas coisas que você gosta em seu trabalho. Você pode fazer o mesmo com stress no relacionamento, stress financeiro e outras preocupações do dia-a-dia. Quando mais gentilmente você lembrar a si mesma dos aspectos positivos, mais facilmente poderá ocorrer a mudança em direção à gratidão.

Tome Cuidado com as Comparações
Muitas pessoas causam a si mesmas stress desnecessários a fazer comparações. Mais especificamente, elas causam stress a si mesmas fazendo as comparações erradas. Elas se comparam somente com aquelas que têm mais, fazem mais, ou estão de alguma forma mais próximas de seus ideais, e se permitem sentir inferiores em vez de inspiradas. Ao cultivar a gratidão, você te uma de duas opções se você se pegar fazendo tais comparações: Você pode ou escolher se comparar com pessoas que têm menos do que você (o que lembra você do quão verdadeiramente rica e sortuda você é), ou você pode sentir gratidão por haver pessoas em sua vida que podem inspirar você. Qualquer das estradas pode levar para longe do stress e da inveja, e para perto de sentimentos de gratidão.

Mantenha um Diário de Gratidão
Uma das melhores maneiras de cultivar a gratidão é manter um diário de gratidão. Você não apenas combina os benefícios de escrever em um diário com a adoção ativa de uma postura mental mais positiva, você fica com um rico catálogo de memórias felizes e uma longa lista de coisas em sua vida pelas quais você é grata. (Isso pode ser maravilhoso de ler durante momentos em que é mais difícil lembrar o quais são essas coisas). Manter um diário de gratidão é simples, e com certeza você terá ótimas idéias sobre como organizá-lo.
Porque hábitos geralmente se formam em duas ou três semanas, você terá que focar ativamente em manter a gratidão cada vez menos conforme segue em frente, e o hábito de uma atitude mais positiva (e menos causadora de stress) será mais automática. E sentimentos cada vez maiores de bem estar emocional podem ser seus.

Fontes: Adler MG, Fagley NS. Appreciation: Individual Differences in Finding Value and Meaning as a Unique Predictor of Subjective Well-B eing.. Journal of Personality February 2005.
Emmons RA, McCullough ME. Counting Blessings Versus Burdens: An Experimental Investigation of Gratitude and Subjective Well-Being in Daily Life. Journal of personality and social psychology February 2003
de http://stress.about.com/od/positiveattitude/a/gratitude.htm?nl=1

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário e conto sempre com sua visita, para que possa sempre estar lhe atendendo da melhor maneira possível!