ATRAVESSANDO PERÍODOS DE TURBULÊNCIAS

Todos nós sabemos que a situação mundial está difícil. No Brasil, também estamos sofrendo as conseqüências da crise financeira global. O crédito está muito escasso, os juros altos, taxa de desemprego crescendo, uma sensação de medo, insegurança e ansiedade generalizada quanto ao futuro... O que fazermos diante desse cenário? Como agir em nosso dia-a-dia?
Comprar ou não comprar uma TV nova? Fazer ou não fazer a viagem de nossos sonhos? Trocar ou não de carro? Arriscar ou não em abrir um novo negócio? Mudar ou não mudar de emprego?
Claro que não existe uma receita universal, que seja verdadeira para todo mundo já que cada caso precisa ser analisado individualmente.
No entanto, há algumas dicas para nos ajudar no processo de escolhas e tomada de decisões:
1) “THINK BIG, BUT START SMALL” (“Pense Grande, mas Comece Pequeno”) – sugestão válida para novos projetos ou empreendimentos em geral. Minimize o valor do investimento inicial, reduza a chance de riscos, e tenha em caixa o equivalente a no mínimo 3 meses das despesas fixas do novo negocio, assim como de suas despesas pessoais, pois dificilmente conseguirá retirar dinheiro no começo do novo negócio.

2) “O ÓTIMO É INIMIGO DO BOM” – não queira ser perfeccionista e fazer tudo perfeito. Esta dica vale para o seu trabalho e na sua vida pessoal também. Nada de querer ser a Mulher Maravilha ou o Super Homem, um verdadeiro herói em tudo que faz. E nada de querer fazer mil coisas ao mesmo tempo e ainda por cima, todas bem feitas... Seja no mínimo razoável de forma geral ( nota 7) na maioria de seus 6 papéis sociais, e procure ser muito bom em pelo menos 1 ou 2 deles, que são: profissional, financeiro , família e amor, amigos e social, saúde/beleza e emocional/espiritual. Identifique qual a sua prioridade neste ano,
Se é garantir o trabalho, se é investir em mais estudos e qualificação profissional, se é dar mais atenção à família e/ou a sua saúde física, mental ou emocional, e entenda que toda vez que fazemos uma escolha, necessariamente deixamos, de lado várias outras alternativas também atraentes.

3) EVITE A “SÍNDROME DO DEIXA A VIDA ME LEVAR” – esse lema cantado no famoso samba é válido no que diz respeito ás coisas do coração, dos sentimentos, do amor e da paixão....não é possível planejar um grande amor...
Tem que deixar acontecer naturalmente... Mas essa filosofia de se deixar levar é um verdadeiro desastre, quando aplicada ás coisas práticas, materiais do dia a dia... pois é VOCÊ É QUE TEM QUE TRAÇAR SEU DESTINO, e para isso, a ferramenta do Planejamento de seu Projeto de Vida é essencial.Não são somente as empresas que se utilizam de técnicas de prever/antecipar os acontecimentos futuros e se preparar para enfrentar as dificuldades . As pessoas também podem e devem traçar objetivos e estratégias para contornar os obstáculos que surgirão.


4) “ENTRE TER E SER, ESCOLHA A SUA FELICIDADE...”- este será um ano de muitas renúncias, em especial, na área material... Alguns objetos de desejo terão talvez que aguardar dias melhores para serem adquiridos, comprados, usufruídos, quem sabe ano que vem? Não sofra se tiver que adiar projetos que exijam verbas financeiras que não estejam ao seu alcance neste momento, não assuma dividas, não entre no cheque especial, corte os supérfluos, tente poupar uma parcela de sua renda....para não sofrer , e não ficar muito frustrado, invista nos pequenos prazeres e grandes alegrias, que não implicam dispêndio de dinheiro, curta seu cachorro, saia para caminhadas, visite mais seus familiares e amigos, leia os livros que você já tem e não leu, ou releia os favoritos, a mesma coisa com seus CDs, acorde cedo para apreciar o nascer do sol, ou se programe para assistir ao pôr-do-sol no final da tarde, se não pode viajar, conheça melhor sua própria cidade, aposto que há ainda muita coisa a ser descoberta...

5) “APRENDA A DIZER NÃO“ – todos nós temos nossas limitações físicas, de tempo, de dinheiro, de tolerância... Pare de se obrigar a fazer coisas que odeia, se tem que trabalhar e não gosta do seu trabalho, encontre ao menos um lado positivo em seu emprego atual (pode ser os colegas? O bom ambiente de trabalho? Ou quem sabe a proximidade de casa? Ou ainda, o fato de ser um emprego relativamente estável e com um salário fixo no final do mês? Enfim, deve haver algumas atividades mais prazerosas do que outras, em sua rotina.
O que estou propondo é que você procure usufruir ao máximo do lado positivo, tente minimizar o lado negativo, para isso, terá que aprender a dizer NÂO com mais freqüência... Você tem que saber a hora certa de dizer NÂO, tem que ser esperto, e aguardar o momento certo de se negar a fazer uma hora extra, ou a trabalhar em final de semana,,,, e para poder dizer alguns NÂO estratégicos, terá também que dizer vários SIM, afinal, a vida é assim mesmo, uma eterna barganha, uma eterna escolha...
Finalizo este artigo sugerindo que arte de bem viver passa necessariamente pelo aprendizado das escolhas certas... E que somente errando, é que a gente aprende... Ou seja, temos que assumir riscos, em todas as áreas de nossa vida... E lembre-se: você deixa de acertar 100% das tacadas que não dá!

NAIR BARANSKI

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário e conto sempre com sua visita, para que possa sempre estar lhe atendendo da melhor maneira possível!